segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Couro bem tratado Cuidados simples garantem vida longa a sofás e poltronas de couro



Sofás e poltronas revestidos com os mais diferentes tipos de couro nunca saem de moda e são um excelente investimento para quem quer durabilidade. “É só pensar nos pergaminhos de pele de cabra que chegam a tem mais de 3 mil anos para entender esse conceito”, diz Carlos Runge, proprietário do curtume Runge.
Mas, para dar vida longa ao revestimento, cuidados na manutenção e limpeza são essenciais.



Hidratação já
Se passar cremes no corpo é importante para manter a maciez da pele, com o couro não é diferente, uma vez que ele também é uma pele animal. Por isso, a hidratação é fundamental para evitar trincas e o ressecamento do móvel, que, de preferência, deve ficar protegido do sol por uma cortina ou manta.
Hidratar pode até soar estranho, mas é o segredo para mantê-lo bonito e vistoso por muito tempo. “É como com o sapato de couro, você tem que ter o hábito de passar cera no couro do sofá”, explica Runge.
“Eu recomendo a hidratação e limpeza a cada 8 ou 10 meses”, diz José Carlos Larocca, sócio da lavanderia Elite, especializada no segmento de decoração. Para devolver o brilho ao couro, Larocca indica produtos de fácil acesso, como a cera ou graxa incolores, o lustra-móveis a base de silicone, ou hidratantes desenvolvidos apenas para uso em couro.










Tipos de couro
Se a poltrona de couro estiver suja e manchada é preciso limpá-la antes da hidratação. Saber qual o tipo de couro que reveste o móvel é o primeiro passo. Em geral, os couros são divididos em anilinados e pigmentados (ou lisos).
Entre os anilinados estão a camurça, o nobuque e o couro cru. “Sua principal característica é a maciez aveludada. Por ser mais absorvente, mancha fácil”, explica o diretor da lavanderia Chem&Dry, Alexandre Camelo. De acordo com ele, é preciso tomar muito cuidado ao limpar esse tipo de couro, pois a textura e a cor podem ser prejudicadas, já que seu tingimento é feito com tintas solúveis a água e álcool.






Nenhum comentário:

Postar um comentário