segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Use e abuse dos espelhos na decoração da casa.




Pode ser na sala, no quarto, no hall, no banheiro, no corredor e em vários outros ambientes. Os espelhos enfeitam a casa, ampliam os espaços e valorizam a iluminação dos lugares. Além disso, são boas alternativas para esconder pequenos defeitinhos nas paredes ou na construção, de maneira muito mais discreta que um chamativo e colorido quadro. "O importante éusar com bom senso. Não existem cômodos onde são proibido coloca-los, mas no quarto, por exemplo, á interessante usar com moderalidade, a não ser que o morador goste muito do efeito", afirmou a arquiteta e designer de interiores Patricia Rangel, que explicou que segundo o feng-shui, não é bom termos nossa imagem refletida enquanto dormimos. Os chineses acreditam que se ver dormindo da azar, sustos e preocupações.




Os espelhos sõa um instrumento e tanto para o feng-shui. Coloca-los na entrada das casas, acima da porta, pode rebater as energias negativas e impedi-las de entrar na residência. "Na sala, pode-se usar o recurso de coloca-lo refletindo uma janela com uma árvore ou uma piscina, por exemplo, ou usar apenas para dar ideia de amplitude", afirmou. Atenção: perto de janelas, é preciso ter algum cuidado. Se houver um jardim ou uma bela paisagem a ser refletida, é uma boa ideia. Mas nem sempre a vista da janela é ampla, já que vivemos em apartamentos colados um no outro nas grandes cidades. E ninguém quer trazer para dentro da própria sala a parede muitas vezes mal cuidada do prédio vizinho. Os banheiros são um cômodo a parte. Nem sempre bem-vindos, os espelhos são essenciais para essa parte da casa. Patrícia disse que nesse espaço eles devem ser do tamanho da bancada da pia e, de preferência, até o teto. "Se a composição for de espelhos pequenos num banheiro, por exemplo, vale deixar um estrategicamente colocado para que a pessoa possa enxergar o rosto", disse a arquiteta.




Projetos mais ousados podem ter uma parede inteira revestida de espelhos e, na outra, arriscar pinturas diferentes que ficarão duplicadas. Esse, aliás, é o grande trunfo dos espelhos: duplicar a imagem dos ornamentos que tiver em casa. "Qualquer objeto se destaca quando refletido. Cristais, vidros, cores, flores, plantas. Tudo se torna ainda mais bonito", afirmou. Para não brigar com a decoração do resto da casa, o ideal é optar por peças sem molduras. Se elas forem imprescindíveis, é importante que sigam o estilo do resto do ambiente. "Vale também ousar e criar contrastes entre a decoração do espaço e a moldura escolhida. Espelhos venezianos, por exemplo, estão sempre em alta e caem bem com qualquer tipo de decoração", afirma PatrМcia.

Confira abaixo 10 dicas sobre como usar os espelhos na decoração





. 1) Colocar espelhos e quadros na mesma parede pode dar um efeito interessante, já que a composição ganha movimento. O importante é que o espelho não conflite com os quadros, nem tenha uma moldura que fique muito mais aparente que os quadros. 2 Não existe altura ideal para os espelhos. O importante Иéque não corte a cabeçaa de quem está olhando. A largura depende do efeito que se quer criar. Se for de amplitude, a legal ocupar a largura total de uma parede. Ele pode ficar a 90 cm ou a 1 m do chão. Se for sem efeito decorativo, não há regra. 3) Mas nem sempre eles precisam ter uma altura coerente com a altura das pessoas. PeГas pequenas podem ser usadas para valorizar a iluminação ou dar destaque a um objeto específico, como uma escultura, vaso ou enfeite. 4) Usá-los em locais diferenciados é uma boa alternativa se quiser chamar atenção para esse local, já que desperta a curiosidade das pessoas. Todos vão tentar entender porque a peça está ali.



5) É difícil exagerar quando o assunto é espelho. Eles podem ser grandes e ocupar a parede toda sem parecer demais. O problema é pecar na quantidade e colocar mais de uma peça grande em paredes diferentes do mesmo cõmodo. Bom senso nunca é demais. 6) Móbiles feitos com pequenos mini espelhinhos dão movimento, rebatem a luz e proporcionam um charme a mais na decoração. 7) Espelhos em espaços onde bate muita luz podem incomodar mais no que enfeitar. A luz deve ser moderada e não causar incômodo para os moderadores. Evite a incidência direta do Sol. 8) Molduras brancas combinam muito bem com ambientes revestidos com papel de parede. Além de destacar o espelho valorizam ainda mais a estampa no cômodo. 9) Nas salas de jantar, os espelhos valem para ampliar o local. Em dias de festa, com bastante gente, o evento parece ainda mais animado. 10) Para valorizar o espaço do quarto, uma boa alternativa é um armário com portas de correr, revestidas com espelho. E esteja atento para que o armário não esteja muito próximo da cama, o que, segundo o feng shui, éprejudicial para o sono.